"Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer."

sábado, 30 de agosto de 2008

Biografia

Machado de Assis: cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, critico e ensaísta .

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho do ano de 1839, no Rio de Janeiro, neto de escravos alforriados, mulato e pobre.

Seu nome Joaquim Maria foi dado em homenagem ao seus padrinhos.

Machado de Assis era um menino de saúde frágil, epilético e gago. Logo após a morte de seu pai em 1851, Maria Inês começa a trabalhar como cozinheira do Colégio São Cristóvão e nas horas vagas, fazia doces e colocava Machado de Assis para vendê-los nas ruas, para que os dois conseguissem sobreviver.

Com quinze anos de idade ajudava como coroinha da igreja de Lampadosa. Stra.Gallot dona de uma padaria com mais um empregado ajudou Joaquim Maria a falar (entender) o idioma francês, que mais tarde haverá de traduzir o romance Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo.

Seu primeiro trabalho foi lançado em 1855, a poesia “ A palmeira” na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito.

Logo após outros jornais começarem a publicar seus trabalhos. Machado de Assis tinha nesta época 16 anos. Francisco Paula de Brito foi seu principal colaborador efetivo, pois em sua livraria ele acolhia os novos talentos na época que não tinham como ser reconhecidos de imediato.

Com, 17 anos consegue seu primeiro emprego na Imprensa Nacional como aprendiz de tipográfico. O diretor do jornal era Manoel Antônio de Almeida, o qual se tornaria amigo e discípulo.

Em 1858 ele começa a intensa colaboração em vários jornais e revistas e um ano depois, começou a publicar obras românticas e ajudar como revisor e colaborava com o jornal Correio Mercantil.

Após dois anos virou redator do Diário do Rio de Janeiro e da A semana Ilustrada.

No ano seguinte apresenta duas peças Hoje Avental, Amanha Luva e Desencontros.

Em 18634 lança seu primeiro livro de poesias Crisálidas. Após dois anos foi nomeado ao cargo de ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial.

Em 15 de março de 1866 é publicada a tradução Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo.

No ano seguinte conhece Carolina Augusta Xavier de Novais, portuguesa e mais velha que o mesmo. Irmã de seu amigo. Carolina se torna companheira, enfermeira, e secretaria, cuidando de sua saúde já que Machado de Assis voltou a ter ataques epiléticos também o ajudava na revisão de seu manuscritos, corrigindo seus erros de gramática e sugerindo modificações. Os dois passaram dificuldades financeiras antes e depois de seu casamento mas mesmo assim foram um casal unidos. Nessa época Machado de Assis era um homem de letras bem sucedido.

Apesar de não ter tido filhos em seu casamento com D.Carolina foi muito feliz. Os dois ficaram casados durante trinta e cinco anos,de companhia perfeita, onde D. Carolina lhe relevou grandes nomes de clássicos portugueses e vários autores de língua inglesa.

No ano depois de seu casamento com D. Carolina que parece ter contribuído bastante para o seu amadurecimento intelectual, publica-se seu primeiro volume de contos: Contos Fluminenses.

O primeiro romance escrito por ele foi a Ressurreição que saiu em 1872, e logo após lança Historias da Meia Noite.

Algum tempo depois ele foi nomeado ao cargo de primeiro oficial da Secretária de Estado do Ministério da Agricultura, comercio e obras publicas, com isso iniciou a carreira de burocrata que lhe seria o meio de sobrevivência.

Dois anos mais tarde começou a publicar ano jornal O Globo (jornal de Quintino Bocaiúva), folhetins para o romance A mão e a luva.

Escreveu para as revistas para O Cruzeiro, A estação e a Revista Brasileira, poesias, romances, contos, crônicas entre outros, que iam saindo em folhetins e depois eram publicados em livros.

Em 1880 foi levada uma peça sua chamada “Tu, só Tu, puro amor” foi levada à cena no Imperial Teatro Dom Pedro II.

De 1881 a 1897, foi publicado suas melhores cornica na Gazeta de Noticias. Em1881 após ter a posse como ministro da Agricultura, ele assume o cargo oficial de gabinete. Neste mesmo ano publica um livro não muito convencional para o estilo da época mais que foi extremamente original. O livro se chamava Memórias Póstumas de Brás Cubas.

No ano de 1889 torna-se diretor da Diretoria do Comércio no Ministério.

Machado de Assis foi o principal fundador da Academia Brasileira de Letras, onde se tornou presidente. Com isso foi fundador da Cadeira n. 23 da Academia Bresilleira de Letras, e escolheu o nome de José Alencar para ser seu patrono.

A importância de Machado de Assis fez com que a Academia de Letras fosse chamada de “Cada do Machado de Assis”.

No ano de 1903 D. Carolina mostra sinais de estar doente e um ano depois no dia 20 de outubro ela morre.

Neste mesmo ano Machado de Assis publica Esaú e Jacó.

Em 1907 começa a escrever Memorial de Aires que seria laçado somente no mês de julho do ano seguinte.

No dia seguinte na madrugada do dia 29 de setembro , as três e quarenta e cinco, Joaquim Maria Machado de Assis morre com câncer.

Nenhum comentário: